sexta-feira, 30 de março de 2012

A Ditadura da Imagem

"Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Por meio do fotojornalismo, saiba mais sobre o impacto e a importância da fotografia na sociedade contemporânea

Por: Camila Pasin

Fotojornalismo é, basicamente, uma atividade orientada para a produção de fotografias destinadas à imprensa, transmitindo as informações juntamente com a produção textual. Mas essa modalidade tem uma amplitude ainda maior. A fotografia é capaz de narrar diversas histórias e acontecimentos a partir de um “clique” somente. E esse “clique” propaga ideias e emoções que influenciam na formação de um ponto de vista sobre determinado assunto de interesse jornalístico.



Pode-se dizer que o fotojornalismo moderno teve sua ascenção após a Primeira Guerra Mundial, com o intuito de ilustrar a realidade por meio de fotografias. A partir daí, as imagens fotográficas passaram a ser utilizadas cada vez mais para documentar cenas de guerras e crises. Observa-se claramente isso no período da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, quando a Propaganda Nazista fez grande utilização de imagens para incitar a população alemã contra os inimigos, além de incentivar a aceitação de medidas contra os judeus.

Veja mais alguns exemplos do uso da fotografia na propaganda nazista, clicando AQUI.

No Brasil, o uso da imagem também teve grande relevância durante a Ditadura Militar (1964 - 1984) tanto em cartazes de estudantes protestando contra o governo, quanto nas propagandas a favor dos militares. Referente ao último, ganha destaque a propaganda política realizada pelo governante Médici. Na revista VEJA, em 1970, foi publicada uma foto do militar vibrando pela conquista do Tri-Campeonato Mundial de Futebol, pela seleção brasileira. A imagem, que mostra Médici com a bandeira no país nas mãos, foi amplamente divulgada devido a sua repercussão, trazendo maior popularidade à figura do ditador.





Saiba mais:
- Propaganda na Ditadura Militar
- Propaganda Nazista
- Vídeo sobre Fotojornalismo (por Cristiano Mascaro e Eduardo Nicolau)
- Vídeo sobre Fotojornalismo (por João Bittar)

Mas não foi só no século XX que a fotografia teve consequências dessa amplitude na vida das pessoas. Ainda hoje, ela é fundamental em várias atividades, especialmente ao jornalismo e à publicidade.

Leia também:
- A fotógrafa Amanda Lourenço fala sobre o poder do fotojornalismo e sua utilização na imprensa 
- Fotografia e a sociedade – Professor Ari Fernando Limahttp://unespjornal2012.blogspot.com.br/2012/03/fotografia-e-sociedade-prof-ari-lima.html
- Retrato de afegã mutilada vence World Press Photo


Fontes de pesquisa:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf
fotojornalismos.blogspot.com.br
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/gallery_ph.php?ModuleId=10005202

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...