sexta-feira, 30 de março de 2012

Mídia online ganha novos leitores a cada dia

A cada dia os portais de notícias on-line ganham novos leitores em busca de notícias em tempo real.

Por: Bianca Arantes



A globalização e o dia-a-dia extremamente corrido dos leitores de jornais têm modificado o seu jeito de ler notícias, as pessoas têm cada vez mais necessidade de uma mídia que permita uma maior agilidade, mobilidade e factualidade. Esses fatores atraem mais leitores para o jornal online, que consegue ter notícias atualizadas o dia inteiro.

Além de trazer o factual, a mídia on-line permite uma maior liberdade ao leitor, que escolhe qual matéria mais lhe interessa e pode, ainda, consultar diversas fontes e arquivos para fazer sua própria análise e reflexão sobre os fatos.



Para o estudante de Jornalismo, Felipe Rufino, 18, o jornalismo online não veio substituir o impresso. “Eu prefiro o webjornalismo, pois ele me dá a notícia na hora em que ela está acontecendo. Entretanto, acredito que existem leitores que sempre preferirão o jornal impresso, por uma questão de adaptação e gosto pessoal.”, declarou o estudante.

Para Márcia Duran, jornalista com mais de vinte anos de profissão e editora de capa e do webjornal no Jornal da Cidade de Bauru (JC), o jornalismo online acabará ficando responsável por dar a informação na hora para o leitor e o impresso por aprofundar as matérias. “Mas nada impede que se façam matérias mais longas e aprofundadas para a internet”.

Segundo Duran, a matéria para o jornalismo online ainda está sendo estruturada, sofrendo alterações frequentes na linguagem utilizada e na estrutura do texto. O mais importante, entretanto, é passar a credibilidade do jornal impresso para o digital, respeitando sempre as fontes, os leitores e a própria matéria.

Mesmo o modo de trabalhar do repórter sofreu algumas alterações com a popularização desse método de noticiar. Atualmente, os repórteres do JCnet, ficam mais tempo na redação do que nas ruas, mas sempre procurando a notícia. Um dos jornalistas dessa empresa, Murilo Ferrarri, declarou fazer uma média de 30 ligações diárias.

O jornalismo online possui um importante papel na adaptação que os meios de comunicação estão passando para adequar-se ao mundo globalizado e suprir a necessidade de informações rápidas e de qualidade que este exige.

Leitura indicada: Webjornalismo de Magaly Prado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...