terça-feira, 24 de abril de 2012

Assessor de Comunicação: de jornalista a estrategista da informação

Por Henrique Cézar

A necessidade de estar cada vez mais próximo do público fez com que organizações e instituições em geral desenvolvessem nas últimas décadas canais de comunicação eficientes e ao mesmo tempo capazes de integrarem estratégias e ações para aprimorar o fluxo de informações entre as partes envolvidas. Frente às exigências do mercado, o assessor de imprensa passou a ser parte integrante da estrutura, dando lugar ao assessor de comunicação social (ACS), com novas funções, responsabilidades e desafios.

Leia Também: Em busca da sintonia com o público alvo

De acordo com Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferrareto, autores do livro Assessoria de Imprensa – Teoria e Prática, o profissional de assessoria de comunicação social realiza um serviço de coordenação das atividades de comunicação entre um assessorado e seus públicos, estabelecendo políticas públicas e estratégias que englobem ações nos campos do jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda.


Para Claudia Regina Garcia Bertoni, assessora de comunicação da SABESP – Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande, com sede na cidade de Lins/SP, e responsável por 82 municípios ligados a região, a tarefa do ACS é bem mais ampla do que a do assessor de imprensa e não se restringe ao relacionamento com a mídia.

Além do contato com os veículos de comunicação na produção de releases, reportagens, notas de esclarecimento e divulgação de informações solicitadas, cabe ao profissional à elaboração de estratégias e ações para o relacionamento interno da empresa nas cidades, através dos boletins, informativos e jornais murais.

Também é responsabilidade a realização completa de eventos da entidade, com o desenvolvimento de planejamento estratégico, material de divulgação e brindes, assim como o desenvolvimento de projetos e planos estratégicos da empresa, o gerenciamento dos fornecedores ligados a ações de comunicação e a assessoria direta aos dirigentes da empresa, com acompanhamento em visitas e organização de cerimônias.

Com tantas atribuições e uma equipe reduzida, Bertoni afirma que a postura do assessor de comunicação é decisiva no resultado do trabalho, havendo, sobretudo, a necessidade de criar um bom relacionamento com os jornalistas, utilizando para isso estratégias como o corpo a corpo com a imprensa e a criação de oportunidades para o encontro entre profissionais e posterior divulgação da marca da empresa na mídia.

Contudo, para Cláudia Regina, a missão, mesmo sendo extremamente trabalhosa e exigindo dedicação, humildade e ética, se torna satisfatória e gratificante com cada resultado alcançado, comprovando o profissionalismo adotado pelas assessorias de comunicação, principalmente no setor público. A Assessoria de Comunicação Social é responsável ainda por toda a exposição da marca da empresa na mídia e se encarrega do desenvolvimento de planejamentos estratégicos que irão conduzir todo o processo de comunicação do assessorado.

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