quinta-feira, 26 de abril de 2012

A função dos assessores

Por Paulo Beraldo

No dia 10 de abril, em Bauru-SP, a assessora de comunicação da Sabesp, Cláudia Regina Garcia Bertoni, realizou para os alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo da UNESP uma coletiva de imprensa. No evento, Cláudia explicou a diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa - assunto que é alvo de muitas perguntas.

Em poucas palavras, o primeiro atua como "gerente da marca" enquanto o segundo apenas trata da relação da empresa com a imprensa. Está dentro das funções de um assessor de comunicação lidar com publicidade, eventos, administração da empresa e propagandas. Desde a elaboração de releases para jornais, montagens de boletins econômicos, visitas a prefeitos até recepções em eventos, tudo se enquadra nas funções da palestrante. Por outro lado, a atuação de um assessor de imprensa é mais restrita. Cabe a ele apenas o relacionamento com a imprensa.

De modo geral, pode-se defini-lo como um "censor e propagandista" da empresa. Tem como obrigações reverter uma má impressão causada por matérias negativas - que são raras no caso da Sabesp, segundo ela - e promover os pontos positivos. A assessora resume: "é necessário colocar o problema como solução". Na Sabesp não há distinção dos cargos. Cláudia Fernandes atua tanto como assessora de comunicação como de imprensa.

A empresa em que trabalha atende 363 municípios e tem mais de 15.000 empregados. Cláudia atua na repartição Baixo Tietê e Grande. A ela são relegadas incontáveis atividades e, para cumprir as metas, ela conta com "agentes de informação" em cada uma das 82 cidades atendidas pela sua repartição, que podem resolver os problemas menores sem que a assessora tenha que se locomover até os locais - o que impossibilitaria o serviço.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...