sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mídia, liberdade, cidadania e desenvolvimento



 Na última terça-feira (22/05), teve início a XIV Jornada Multidisciplinar, com o tema “Mídia e Cidadania”, contando com a presença de diversos  professores doutores de vários estados e até mesmo de fora do país.


Os três dias contaram com presenças importantes em suas conferências, abordando desde “Comunicação, cidadania e desenvolvimento: uma perspectiva crítica”, até a questão de “Oligopólio dos meios”. Assuntos que se cruzavam entre as palestras e tornaram a Jornada mais interessante e convidativa.

Professores e escritores de comunicação compuseram a mesa de palestras desses dias, dentre eles o Prof. Dr. Venício Artur de Lima, professor aposentado da UNB e autor de 12 obras sobre Comunicação, o Prof. Dr. Francisco de Sierra Caballero, da Universidade de Sevilla, Espanha,além dos coordenadores da Jornada, os professores doutores da UNESP-FAAC, Carlos José Napolitano, Maximiliano Martin Vicente, Célio José Losnak e Murilo César Soares, que também compuseram as mesas e deram maior valor e credibilidade às apresentações.

Os assuntos mais tratados foram relacionados às novas mídias: mídias alternativas, como a Internet e redes sociais que vêm substituindo gradativamente o jornalismo convencional; além de questões como liberdade de imprensa, controle midiático das grandes organizações e políticas públicas de mídia.

Os palestrantes foram dinâmicos e pontuais em relação aos tópicos que abordaram, facilitando a compreensão dos mais leigos e permitindo que na hora dos debates,o público participasse mais ativamente com questões interessantes e pertinentes às palestras.

O debate ao fim de cada palestra foi a parte mais enriquecedora e dinâmica durante todos os dias. Nesse momento, desaparecia a distância entre público e palestrante e eram perceptíveis as dúvidas e noções de como a apresentação ocorrera, as visões e opiniões dos docentes.

Além da interatividade público/palestrante, ao fim das apresentações havia um sorteio para o público de livros do professor da palestra, até mesmo com direito a dedicatórias nas contra capas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...