domingo, 9 de agosto de 2015

SESC terá Jornada Nerd durante o mês de julho

 Evento contará com exibição de filmes e atividades culturais até o dia 30

Por: Karina Juliana, Lívia Reginato, Daniele Fernantes, Juliana Gonzalez e Marina Debrino





Ao longo de todo o mês de julho, acontecerá no SESC de Bauru a Jornada Nerd, um evento que
conta com várias atividades culturais voltadas para esse público. Dentre elas, a exposição e
disponibilização de brinquedos antigos, oficina de produção de efeitos especiais, o Nerd Cine ,
que exibirá filmes clássicos desse gênero, e a Virada Nerd, que acontecerá nos dias 18 e 19 e
contará com atividades durante todo o final de semana.

Essa é a segunda edição do evento, que conta com uma programação maior que a do ano
anterior e com uma temática voltada para a década de 1980. Segundo o curador do evento e
animador cultural do SESC, Gustavo Nogueira, o que motivou a realização da  Jornada foi desconstruir os preconceitos que existem em torno dessa cultura, de modo que pessoas de diferentes idades se identifiquem com características consideradas nerds. “A brincadeira de fazer com os anos 80, que muitas vezes é tido como um período  nerd, é para mostrar que todo mundo conhece alguma coisa que é considerada nerd”, afirmou Gustavo.

A escolha de homenagear a década de 1980 foi influenciada também pelo fato de que o filme “De Volta Para o Futuro”, um dos clássicos dessa cultura, se passa em 1985 e tem como destino da viagem no tempo o ano de 2015, mostrando como o  presente atual era imaginado naquela época.

Há ainda uma influência literária, do livro “Jogador Número 1”, que tem uma grande importância para cultura nerd , escrito por Ernest Cline, no qual os personagens devem  desvendar um jogo virtual criado por um bilionário aficionado pela cultura pop dos anos 80 como seu testamento.

Um dos principais atrativos da Jornada é o Nerd Cine, que tem exibido os filmes clássicos da
década de 1980. A entrada é gratuita e atrai públicos de diferentes gerações. “ Eu já tinha assistido ao filme quando era pequena, inclusive aqui no SESC, e agora eu vim trazer os meus filhos para assistir. Eu tento procurar filmes dessa época para eles assistirem e verem a diferença”, disse Angélica Campos Halabu que foi ao SESC para  assistir ao filme “Gremlins”, de 1984, exibido nesta terça‐feira, dia 14.

O Nerd Cine ainda vai exibir “Curtindo a Vida Adoidada”, na quinta‐feira (16/07), “Os Aventureiros do Bairro Proibido, na terça‐feira (21/07), “Blade‐Runner – O Caçador de Androides” (28/07) e “Top Secret” (30/07), sempre às 19h30. A programação completa da Jornada Nerd pode ser consultada no site: www.sescsp.org.br .

Fotos




Exibindo 11777365_1037125612987170_1369324570_o.jpg




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...